Associação de Apoio às Pessoas com Reações Adversas à Vacina Covid recebida na Presidência da República

AdverX19 quer defender o reconhecimento, investigação e acompanhamento das pessoas que relatam reações adversas à vacinação por prevenção da Covid.

15 de outubro de 2026 às 18:18
Associação de Apoio às Pessoas com Reações Adversas à Vacina Covid recebida na Presidência da República Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Associação Portuguesa de Apoio às Pessoas com Reações Adversas à Vacina Covid (AdverX19) foi recebida, esta quinta-feira, pela assessora para a Saúde da Presidência da República, Cristina Neves Correia. A AdverX19 quer defender o reconhecimento, investigação e acompanhamento das pessoas que relatam reações adversas à vacinação por prevenção da Covid. 

De acordo com o comunicado a que o CM teve acesso, no encontro, a associação apresentou dados e testemunhos relacionados com pessoas que alegam ter desenvolvido reações adversas após a vacinação contra a Covid-19. O grupo pediu ainda para que estas situações não sejam tratadas como casos “meramente excecionais ou isolados”.

Pub

Na nota, a associação destaca a criação de um sistema de compensação para as pessoas que sofreram danos associados à vacinação, comparando com os outros casos de saúde em que são reconhecidos danos decorrentes de intervenções de saúde.

“A associação defende ainda que o Ministério da Saúde deve reconhecer que existe um problema que merece ser estudado e acompanhado, promovendo mecanismos que permitam investigar as situações reportadas e apoiar as pessoas afetadas”, pode ler-se na nota e, segundo a AdverX19, é necessário que os profissionais de saúde possam falar livremente sobre o tema e discutir possíveis reações adversas sem receio ou constrangimentos

O grupo sugeriu encontrar-se com o Presidente da República, António José Seguro, para que possa, sublinha, conhecer em primeira mão os testemunhos e as dificuldades com que os vacinados se confrontam.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar