Autoridades europeias de saúde alertam para encontro que junta 200 mil gays em Lisboa

60% dos participantes no Europride serão oriundos do estrangeiro.

14 de junho de 2025 às 01:30
Europride inicia-se hoje na cidade de Lisboa
Partilhar

Começa este sábado em Lisboa o Europride, o maior encontro LGBTI+ na Europa. São esperados 200 mil participantes, 60% dos quais oriundos do estrangeiro. Esta sexta-feira, o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) publicou um aviso de saúde pública, destinado aos que participam neste evento, que decorre até dia 22. As autoridades europeias de saúde aconselham a ter as vacinas em dia, incluindo a da varíola dos macacos, "que continua a circular largamente na Europa em gays, bissexuais e homens que fazem sexo com outros homens". As hepatites são outra das preocupações.

O ECDC recomenda ainda o uso de preservativo durante o Europride, sugerindo a mudança de preservativos "entre o sexo anal e oral". "Use luvas descartáveis na prática de fingering ou fisting", frisa o documento, que também aconselha o uso de dentes de borracha durante o sexo oral-anal. No caso da prática de sexo desprotegido com ou mais parceiros, é altamente recomendada a realização de testes de doenças sexualmente transmissíveis, "haja ou não sintomas".

Pub

No alerta há ainda outras recomendações, como cuidados com o calor, mosquitos ou multidões. O programa do Europride inclui concertos, performances, workshops, exposições de arte e outros eventos. O momento alto é o desfile gay, que se realiza no próximo sábado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar