page view

Vaticano aprova novas diretrizes que permitam que homens gays sejam padres

Diretrizes dizem que os diretores dos seminários devem considerar a orientação sexual de cada candidato, mas apenas como aspeto da sua personalidade.

10 de janeiro de 2025 às 21:09

O Vaticano aprovou novas diretrizes dos bispos italianos que permitem que homens gays entrem nos seminários, desde que se abstenham de sexo, possibilitando assim a que homossexuais se tornem padres.

A novas diretrizes, publicadas na quinta-feira, dizem que os diretores dos seminários devem considerar a orientação sexual de cada candidato, mas apenas como aspeto da sua personalidade, avança a Reuters.

“Quando se faz referência às tendências homossexuais no processo de formação, também é apropriado não reduzir o discernimento apenas a este aspeto, mas ... compreender o seu significado dentro de todo o quadro da personalidade do jovem”, afirmam as diretrizes.

O documento terá sido aprovado em novembro, avança a Reuters, que cita os bispos italianos.

Apesar de o Vaticano nunca ter impedido explicitamente a entrada de homens homossexuais no sacerdócio, uma instrução anterior de 2016 dizia que os seminários não podem admitir homens com “tendências homossexuais profundamente enraizadas”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8