Bairro Alto em Lisboa com sistema de reutilização de copos a partir de amanhã
Iniciativa resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa, a TOMRA Reúse e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e visa combater o desperdício de plástico.
Vários bares do Bairro Alto, em Lisboa, acolhem a partir de quinta-feira a primeira rede de cinco máquinas de devolução de copos reutilizáveis para combater o desperdício, anunciou hoje a empresa TOMRA.
"Cada copo reutilizável --- se fizer parte de um sistema que minimiza a perda --- substitui um descartável, evitando o desperdício, as emissões e a logística associada às embalagens de uso único", disse, citado em comunicado, o gerente de desenvolvimento de negócios da empresa de soluções para a economia circular, TOMRA, Rui Quadrado, uma das organizações fundadoras do sistema CopoMais.
Em comunicado, a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a TOMRA, indicam que após os bons resultados do teste realizado no verão junto dos quiosques do Príncipe Real e Praça de São Paulo, chegou a vez de vários bares do Bairro Alto acolherem o modelo de depósito e devolução de copos reutilizáveis.
A iniciativa, que resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa, a TOMRA Reúse e a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, visa combater o desperdício de plástico.
Segundo a TOMRA, os consumidores recebem as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito (0,50 euros) que é totalmente reembolsado no momento da devolução, bastando encostar o cartão ou telemóvel no ponto de recolha.
A iniciativa pretende, também, reduzir as emissões e introduzir um modelo de reutilização inteligente no setor da restauração e vida noturna da cidade.
"Este projeto demonstra a disponibilidade do alojamento e da restauração de trabalhar lado a lado com a inovação tecnológica e com as autarquias. É muito relevante ver os bares e restaurantes de Lisboa na linha da frente, reduzindo custos para a comunidade e para o planeta, ao mesmo tempo que elevam a experiência do cliente", destacou o presidente da AHRESP, Carlos Moura.
No inicio de 2026, está previsto que estejam construídas 17 máquinas nas zonas críticas do Bairro Alto, ou seja, nos locais com mais bares e restaurantes onde vão mais copos de plástico para o lixo.
Nos dias em que mais pessoas vão sair à noite, como nas sextas-feiras e nos fins de semana são utilizados cerca de 25.000 copos de plástico nas zonas de diversão de Lisboa, sendo esta a primeira capital europeia a implementar um sistema de copos reutilizáveis em toda a cidade, segundo a TOMRA.
"Apesar de muitos copos serem vendidos como 'reutilizáveis', até agora não existia um sistema que assegurasse a recolha, limpeza e recirculação eficaz desses recipientes", refere a empresa tecnológica.
A implementação do sistema segue-se à regulamentação de 2024 da Câmara Municipal de Lisboa que proíbe o uso de copos de plástico descartáveis.
O sistema de copos tornou-se uma solução para os proprietários que foram afetados pela legislação.
"Percebemos que sem um sistema em vigor, não obteríamos quaisquer ganhos ambientais -- os copos continuariam a sujar a rua. O sistema CopoMais facilita o cumprimento dos regulamentos municipais sem comprometer a logística ou a satisfação do cliente", disse o proprietário do Bar El Latino, Ricardo Tavares, um dos cinco estabelecimentos no Bairro Alto que vende bebidas em CoposMais.
O sistema foi apresentado durante a cimeira "Lisboa a Reutilizar", no Museu do Design e da Moda (MUDE).
Em junho foi lançado um projeto-piloto do sistema com duas máquinas, uma na Praça do Príncipe Real e outra no largo de são Paulo, em Lisboa.
O teste durou 54 dias e foram devolvidos 14.000 copos, ou seja, uma taxa devolução de 95%.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse, citado em comunicado que, espera que mais sítios consigam "tornar a reutilização a nova normalidade".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt