Banco de Portugal lança moeda de coleção dedicada aos Xutos & Pontapés
Símbolo X e antebraços cruzados são marcas da maior banda portuguesa de rock. Valor facial de 5 euros.
O Banco de Portugal vai lançar no dia 4 de setembro uma moeda de coleção dedicada aos Xutos & Pontapés, a maior banda portuguesa de rock. A emissão está a cargo da Imprensa Nacional Casa da Moeda. Vão ser lançadas 30 mil moedas em cuproníquel, 3000 em prata e 2 mil em ouro. Têm um valor facial de 5 euros.
A moeda comemorativa apresenta, no campo central, o X que constituiu o primeiro símbolo gráfico da banda, à esquerda da legenda ‘Rock ’n’ Roll desde 1979’, circundado superiormente pela inscrição Xutos & Pontapés. No reverso, constam dois antebraços cruzados, um gesto iconográfico da banda. O desenho é da autoria do guitarrista Tó Trips, que em 2023, a convite da banda, juntou-se a Tim, Kalú, João Cabeleira e Gui no ciclo de concertos para celebrar os 35 anos do álbum ‘Circo de Feras’.
“Os Xutos & Pontapés, ícones do rock português desde 1979, são homenageados nesta moeda de coleção. A voz de Tim, a guitarra de Zé Pedro, e a energia inigualável marcaram 45 anos de carreira. A moeda, emitida em cuproníquel, prata e ouro, é um disco de homenagem à maior banda do rock nacional”, diz a entidade emissora.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt