Barra em Matemática
Estudante de 17 anos, de Matosinhos, conquistou quinta medalha.
Francisco Andrade, de 17 anos, aluno do 12º ano da Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos, conquistou a sua quinta medalha de ouro consecutiva nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). Foi um dos 89 estudantes que participaram nas finais da competição e que receberam ontem, em Rio Maior, uma saudação especial do ministro da Educação, Nuno Crato.
Há cada vez mais jovens a gostarem de Matemática, a avaliar pelo recorde de participações nas OPM, que envolveram este ano 40 mil inscritos e mais de mil escolas, longe dos números da primeira edição, em 1983 – seis mil estudantes e 150 escolas.
Sublinhando que ano após ano tem havido mais portugueses premiados em competições internacionais, Crato dirigiu-se aos alunos para dizer que "a Matemática é importante para qualquer atividade". O ministro fez notar que nos últimos anos "têm sido definidas metas curriculares que privilegiam a Matemática e o Português, por serem a base do conhecimento".
Francisco Andrade confessou o seu fascínio pelo "processo de raciocínio e o modo como a Matemática se aplica a quase tudo".
O concurso foi um sucesso. "Mostra que há alunos em todo o País que gostam de Matemática", afirmou Joana Teles, da organização das olimpíadas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt