Basílica reabre ao fim de 20 meses de obras

Acesso aos túmulos dos pastorinhos foi melhorado.

02 de fevereiro de 2016 às 11:36
Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Santuário de Fátima, Bruno Marques, D. António Marto, Dia do Consagrado Foto: Luis de Oliveira
Partilhar

O novo altar exibe agora uma escultura em bronze de Cristo crucificado, que integra a escultura da Virgem Peregrina, reabilitando a imagem de Nossa Senhora aos pés de Jesus. A escultura tem a assinatura de Bruno Marques, que é também o autor do mobiliário litúrgico - cadeira, altar e púlpito –, construídos com pequenas esferas a fazerem lembrar os terços.

Pub

Outra "grande novidade" são os "percursos devocionais" que permitem aos peregrinos rezar junto das relíquias dos videntes.

A reabertura da basílica mais antiga de Fátima, construída em meados do século XX com pedra da região, é o culminar de um conjunto de intervenções nos espaços do Santuário, a par da Capelinha das Aparições. A reabertura do templo está marcada para as 11h00, com a celebração de uma missa em que será feita a dedicação do altar, numa cerimónia presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Esta terça-feira assinala-se o Dia do Consagrado, pelo que são esperados elementos de congregações e novas comunidades da vida consagrada.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar