BIAL vai comercializar em Portugal e Espanha um novo tratamento para o Parkinson
BIAL anuncia esta quarta-feira a comercialização em Portugal e Espanha de um medicamento para adultos com a doença.
A empresa biofarmacêutica BIAL vai comercializar em Portugal e Espanha um novo tratamento para a doença de Parkinson. O anúncio é feito esta quarta-feira e o Kynmobi (cloridrato de apomorfina), destina-se ao tratamento de adultos que não estão suficientemente controlados com a medicação antiparkinsónica oral.
Em comunicado, a BIAL, empresa portuguesa sedeada na Trofa, fundada em 1924, explica que chegou a acordo com a Sumitomo Pharma America, Inc. e adquiriu "os direitos exclusivos de licença comercial da película sublingual de cloridrato de apomorfina na União Europeia, no Espaço Económico Europeu e no Reino Unido".
Para além de Portugal e Espanha, o Kynmobi está comercializado na Alemanha desde maio de 2024. Joaquim Ferreira, professor de Neurologia e Farmacologia Clínica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, explica que atualmente "ainda não é possível garantir que os doentes com flutuações motoras não apresentem momentos de bloqueio (OFF).
A disponibilização de um medicamento de fácil administração, que permita melhorar os doentes rapidamente, é de fundamental importância", refere, citado em comunicado.
Estima-se que a doença de Parkinson afete cerca de 20 mil pessoas em Portugal. Todas irão experienciar, em algum momento da doença, episódios OFF, que ocorrem quando a medicação se torna insuficiente ao longo do dia. Estes episódios levam ao reaparecimento de sintomas, como rigidez, tremor, dificuldade de locomoção, bem como de sintomas não-motores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt