Bispo de Viseu defende outras formas de dinamização
Padres são cada vez menos.
O bispo de Viseu, Ilídio Leandro, defende que é preciso arranjar depressa outras formas de dinamização e animação pastoral na diocese, porque os padres são cada vez menos e muitos têm uma idade avançada.
Durante o encontro que realiza anualmente com os jornalistas, Ilídio Leandro explicou que não é preciso inventar algo de novo, porque já existem experiências em vários países e em muitas dioceses portuguesas, inclusive na de Viseu.
A Diocese de Viseu tem 91 párocos para 208 paróquias, com uma média de idades de 66 anos. O prelado prevê que nos próximos dez anos sejam ordenados seis padres (cinco seminaristas que estão em Braga e outro que se encontra já em estágio).
Segundo Ilídio Leandro, perante esta previsão há várias atitudes que podem ser tomadas.
"Cruzarmos os braços, a começar pelo bispo, dizendo que já não é capaz de responder às solicitações", ou então "não fazer o essencial", limitando-se os padres a celebrar a eucaristia e presidir a funerais, esquecendo a formação, "que deve estar no primeiro ponto das atividades da vida da Igreja", afirmou.
O cenário pode ainda ser de um padre "andar esfalfado a correr de lado para lado, sentindo o desânimo e quase a inutilidade de que corre muito, mas não consegue fazer quase nada", acrescentou.
Na sua opinião, o caminho a seguir passa por "humanizar e organizar de uma forma mais corresponsável a vida pastoral para as comunidades e para as paróquias".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt