"Sê bispo com o coração de pai", disse D. Ilídio Leandro.
A Sé de Viseu foi pequena para acolher as muitas dezenas de pessoas que ontem assistiram à ordenação episcopal de D. Nuno Almeida, novo bispo auxiliar de Braga.
"A missão de bispo implica ir até às periferias para encontrar quem se afastou, quem anda perdido ou quem, por outras experiências, se foi afastando da casa do Pai", disse D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, que presidiu à ordenação.
Os bispos de Braga, D. Jorge Ortiga, e de Leiria-Fátima, D. António Marto, foram coordenantes. "Sê bispo com o coração de pai e serve a todos a beleza do coração que salva", acrescentou D. Ilídio Leandro.
A cerimónia começou pelas 16h00, com uma solene procissão de entrada, a partir da Igreja da Misericórdia, a poucos metros da Sé Catedral. Dezenas de fiéis aplaudiram os bispos das várias dioceses que não faltaram à ordenação. "É um momento especial e um orgulho para Viseu. Foi padre na minha paróquia [Vale de Cambra] e não podia faltar. Foi linda", referiu João Cardoso, de 65 anos.
D. Nuno Almeida tem 53 anos e é natural de Sátão, na diocese de Viseu. Foi ordenado padre em outubro de 1986. Cumpriu todo o seu percurso sacerdotal em paróquias da região e estava desde outubro de 2013 a exercer funções de pároco no arciprestado (conjunto de paróquias) de Fornos de Algodres. "Reafirmo a disponibilidade para vos servir o mais possível ao jeito de Cristo", referiu o novo bispo auxiliar de Braga, que estará ao serviço da Arquidiocese no dia 10 de fevereiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.