Bispo do Funchal preside à Missa do Parto

Início das celebrações que antecedem o Natal.

13 de dezembro de 2015 às 11:55
bispo do Funchal, D. António Carrilho Foto: Joana Sousa
Partilhar

O bispo do Funchal, D. António Carrilho, preside na terça-feira, na paróquia do Jardim da Serra, no concelho de Câmara de Lobos, à primeira Missa do Parto que, na Madeira, marca o início das celebrações litúrgicas que antecedem o Natal.

Segundo a agenda divulgada pela Diocese do Funchal, D. António Carrilho preside ainda às Missas do Parto nas paróquias da Sé (16 de dezembro); dos Canhas (17); de São Martinho (18); do Porto da Cruz (20); de Santo António (21) e de Machico (22 de dezembro).

Pub

As missas do Parto, que decorrem entre 15 ou 16 (depende das paróquias) e 24 de dezembro, são tidas como uma das maiores tradições religiosas populares do Natal no arquipélago da Madeira, consideradas a adaptação local das novenas ao Menino Jesus praticadas nos séculos XVIII e XIX no norte de Portugal.

Esta manifestação popular é constituída por um ritual religioso após o qual se segue um convívio no adro da igreja acompanhado por danças e cantares ao som de instrumentos musicais típicos como o rajão, as castanholas, a braguinha, o pandeiro, a gaita, o bombo e o acordeão.

Pub

Estas missas decorrem nos nove dias que antecedem o Natal e assinalam os nove meses de gravidez da Virgem Maria, terminando com a Missa do Galo na noite de 24 de dezembro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar