page view

Difamar Igreja custa 11 mil €

Condenado a pena de multa por denunciar alegados escândalos.

16 de dezembro de 2015 às 13:59

No blogue intitulado Os Podres da Diocese de Viana do Castelo, Marco Ribeiro, 25 anos, denunciou, durante largos meses, alegados escândalos financeiros, orgias entre padres e casos de homossexualidade entre membros do clero.

Esta terça-feira, o ex-seminarista foi condenado a pagar 11 680 euros: 3480 de uma multa por oito crimes de difamação agravada e dois de devassa da vida privada e 8200 euros de indemnização a cinco padres e ao bispo de Viana, D. Anacleto Oliveira.

Na publicação na internet, o arguido, que está emigrado no Canadá onde trabalha como promotor imobiliário, publicou fotografias dos padres da diocese e até do bispo – o qual apelidou de ‘cabeçudo-mor’ e de ‘Lúcifer’.

D. Anacleto aparece mesmo numa fotomontagem com uma barriga de grávida. Na legenda, Marco Ribeiro escreveu que o bispo era "hermafrodita" e tinha "emprenhado pelo ouvido". O caso remonta a 2012 e no blogue foram ainda publicados dados pessoais e profissionais dos padres, do bispo e de uma funcionária da diocese. A defesa do blogger vai recorrer.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8