Bombeiros avançam com protestos devido "à ausência de respostas" do Governo

Ações de protesto incluem recusa de realizar altas hospitalares durante algumas horas, marchas lentas e deslocação mensal de viaturas ao parlamento.

16 de novembro de 2025 às 11:49
Decisão foi anunciada no 45.º Congresso Nacional da Liga Portuguesa dos Bombeiros Foto: André Guerreiro
Partilhar

Os bombeiros decidiram este domingo avançar com protestos, como a recusa de realizar altas hospitalares durante algumas horas, marchas lentas e deslocação mensal de viaturas ao parlamento, face à ausência de respostas governamentais às reivindicações do setor.

"Face à ausência de respostas concretas por parte do Governo, foram aprovadas medidas de protesto responsável, sempre salvaguardando o socorro à população", anunciou o presidente da mesa dos congressos, Luis Gil Barreiros, na apresentação das conclusões do 45.º Congresso Nacional da Liga Portuguesa dos Bombeiros, que decorre desde sábado em Alcobaça, no distrito de Leiria.

Pub

Da votação das 16 moções apresentadas ao congresso resultou a aprovação de protestos, dos quais o que gerou mais discussão foi a "recusa em efetuar altas hospitalares", ou seja, o transporte de doentes não urgentes que tenham altas dos hospitais, por períodos que poderão aumentar, sucessivamente, de 12 para as 24 ou para as 48 horas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar