Calor extremo com valores históricos. Recorde absoluto de mínima de 33,5 graus em Portalegre
34% das estações com temperaturas nunca vistas em junho. Máximo de 46,6 graus em Mora.
A vaga de calor que atinge o nosso País teve no domingo e segunda-feira os valores mais altos da temperatura, pelo que em 34% das estações foram registados valores máximos nunca antes observados. Houve mesmo um máximo absoluto na temperatura mínima: 33,5 graus em Portalegre.
"Esta situação deveu-se à ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores, que se estendeu em crista para o Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário que se estendeu desde o norte de África até à Península Ibérica, dando origem ao transporte de uma massa de ar proveniente do norte de África, favorável a uma situação meteorológica de tempo muito quente e seco", divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O valor mais elevado da temperatura máxima do ar, 46.6 °C ocorreu na estação de Mora, no domingo, e constitui um novo extremo absoluto para junho.
Na estação de Portalegre foi ultrapassado o anterior máximo absoluto da temperatura mínima do ar no dia 29, com 33,5 graus (anterior máximo: 30.7 °C nos dias 1/08/2003 e 4/8/2018) em Portalegre.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt