Câmara da Sertã apela à doação de desumidificadores, lonas, telhas e plásticos

Doações podem ser entregues nos Estaleiros da Câmara Municipal da Sertã, todos os dias, das 08h00 às 17h00.

05 de fevereiro de 2026 às 15:08
Marinha Grande: População enfrenta filas para obter telhas e lonas. Foto: Carlos Barroso/Lusa_EPA
Partilhar

O município da Sertã, no distrito de Castelo Branco, apelou esta quinta-feira à doação de desumidificadores, telhas, plásticos e lonas de proteção, no âmbito de uma campanha de recolha de materiais.

"A Câmara Municipal da Sertã continua a angariar materiais para fazer face aos estragos causados pela depressão Kristin em habitações por todo o concelho", referiu a autarquia, numa nota enviada à comunicação social.

Pub

As doações podem ser entregues nos Estaleiros da Câmara Municipal da Sertã, todos os dias, das 08h00 às 17h00.

"Apela-se à doação de desumidificadores, plásticos e lonas de proteção, assim como telhas".

A autarquia dispõe de atendimento centralizado (Balcão de Atendimento Único) no edifício da Câmara Municipal, onde as pessoas podem reportar diversas ocorrências, como situações que carecem de ação social, colocação de plásticos e lonas em coberturas, vias obstruídas, ruturas de água ou falta de energia.

Pub

Neste espaço, podem também receber esclarecimentos e tirar dúvidas sobre apoios disponibilizados pelo Estado para fazer face aos prejuízos.

Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

Pub

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar