Câmara de Proença-a-Nova alerta para os perigos de cabos de energia no solo
A autarquia pede ainda aos munícipes que comuniquem à E-Redes a falta de abastecimento de energia elétrica nas suas habitações, caso já esteja restabelecido o fornecimento na sua localidade.
O município de Proença-a-Nova pede para que as pessoas não circulem com viaturas nem se aproximem de cabos de energia que se encontrem em contacto com o solo ou em situação de risco.
"Recorda-se que o contacto com cabos elétricos pode representar um perigo grave para a integridade física. A E-Redes informa que, devido à alimentação de energia na rede, poderão existir cabos elétricos energizados em linhas derrubadas", alerta este município do distrito de Castelo Branco, numa nota publicada nas suas redes sociais.
A autarquia pede ainda aos munícipes que comuniquem à E-Redes a falta de abastecimento de energia elétrica nas suas habitações, caso já esteja restabelecido o fornecimento na sua localidade.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. Este sábado, outros dois homens morreram ao caírem de um telhado que estavam a reparar, um no concelho da Batalha e outro em Alcobaça.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt