Campanha contra o sarampo só vacinou 40 mil em nove meses

Em julho de 2017 foi anunciada campanha de vacinação de repescagem contra o sarampo para 200 mil pessoas.

29 de março de 2018 às 08:28
Paciente Foto: Tiago Sousa Dias
Vacina do sarampo Foto: Getty Images
sarampo, saúde, vacinas, surto, vacina, contágio Foto: iStockPhoto

1/3

Partilhar

Pouco mais de 40 mil pessoas foram vacinadas no âmbito da campanha de vacinação de repescagem contra o sarampo anunciada há nove meses, em julho de 2017, após o caso da jovem de 17 anos que morreu na sequência desta doença, e que não tinha a vacina, confirmou ao CM a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na altura, a DGS anunciou que ia convocar 200 mil adultos e crianças. Portanto, para cumprir os objetivos haverá ainda 160 mil vacinas para administrar.

A DGS sublinha, no entanto, que na sequência do surto deste ano já se terão vacinado entre dois a três mil profissionais de saúde. Mesmo assim, o número de casos voltou a aumentar. Ontem, a DGS anunciou mais seis casos de sarampo, registados até às 19h00 de terça-feira, um dos quais num doente de 39 anos hospitalizado em Lisboa, totalizando 76 doentes neste surto. Isto depois de o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, ter dito, na segunda-feira, que o surto de sarampo estava "em fase final".

Pub

Sobre o doente que está na capital, internado no Hospital de Santa Maria, as autoridades de saúde estavam ontem ainda a investigar o seu percurso para perceber em que circunstâncias foi infetado. Segundo Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, o homem teve um "percurso grande". Terá vindo recentemente do Ruanda, em África, onde há esporadicamente casos de sarampo, e tem uma "ligação laboral" com a cidade do Porto, onde teve início o surto de sarampo deste ano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar