Cancros estão a aumentar entre pessoas mais jovens

Especialista alerta que os cancros da mama, colorretal e do fígado estão a afetar cada vez mais pessoas entre os 30 e os 40 anos de idade.

05 de novembro de 2024 às 01:30
Rastreios ao cancro colorretal são recomendados a partir dos 50, mas podem passar para os 45 Foto: Pedro Catarino
Partilhar

“A nossa preocupação principal é o aumento do cancro da mama em mulheres com 30 e tal, 40 anos, e do cancro do cólon e do intestino grosso também em pessoas com 40 anos”, afirmou à Lusa o gastrenterologista Rui Tato Marinho, acrescentando que também o cancro do fígado tem crescido entre a população mais jovem.

No caso do cancro colorretal, a recomendação tem sido realizar rastreios a partir dos 50 anos, mas o médico alerta que os especialistas começam a recomendar uma antecipação para os 45 anos. Para Rui Tato Marinho, a explicação para esta subida do cancro em idades mais jovens prende-se com o problema da “obesidade”, que “aumenta o risco de cancro do cólon, do fígado e da mama”. O consumo excessivo de álcool e de carnes vermelhas são apontados como fatores de risco.

Pub

O também diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais salientou que as hepatites B e C estão “mais ou menos controladas”, mas admitiu que o desafio é controlar a situação entre os imigrantes oriundos de países mais vulneráveis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar