Cardeal Américo Aguiar deixa mensagem a jovens ucranianos no Jubileu
"Queridos jovens da Ucrânia: não estais sós. A Igreja caminha convosco. O Papa Leão XIV, como outrora o Papa Francisco, é vosso companheiro e pastor no caminho da paz."
O Cardeal Américo Aguiar e Bispo da Diocese de Setúbal esteve presente no Jubileu de 2025 em Roma, e partilhou uma mensagem com os peregrinos ucranianos.
"Queridos jovens ucranianos, peregrinos da Esperança,
Com o coração cheio de gratidão e emoção, dirijo-vos esta palavra fraterna, aqui, na cidade eterna, Roma, onde tantos jovens do mundo inteiro se reúnem neste Ano Santo para celebrar a fé, renovar a esperança e testemunhar a caridade.
Trago-vos no coração desde os dias inesquecíveis da JMJ Lisboa 2023, onde tantos de vós, apesar da dor e da provação da guerra, fizestes o caminho até Portugal para dizer ao mundo que a paz é possível, que a esperança resiste ao medo e que a vossa fé permanece firme como uma rocha em pleno vendaval.
Hoje, ao ver-vos aqui, peregrinos da Esperança, alegro-me profundamente com o vosso testemunho. Mas também me uno em silêncio orante a todos os vossos irmãos e irmãs que, por causa da guerra, do sofrimento ou do exílio, não puderam peregrinar convosco até Roma. Eles caminham convosco — na memória, na fé, na esperança.
A vossa presença aqui, neste Ano Santo convocado pelo Papa Leão XIV, é um sinal eloquente de que a juventude cristã não se rende à lógica da violência. A voz do Santo Padre, que nos chama a todos à reconciliação e à esperança, ecoa no vosso testemunho, feito de coragem humilde e fé perseverante.
Queridos jovens da Ucrânia: não estais sós. A Igreja caminha convosco. O Papa Leão XIV, como outrora o Papa Francisco, é vosso companheiro e pastor no caminho da paz. Os jovens do mundo inteiro rezam convosco, caminham convosco, sonham convosco.
Que este Jubileu vos renove interiormente, vos encha de força, de consolação e de alegria. Que Maria, Mãe da Esperança, vos proteja como protegeu a Igreja nos momentos mais sombrios da história. E que o Ressuscitado, vencedor da morte, vos dê a paz que o vosso povo tanto deseja", conclui.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt