Cerca de 167 mil clientes mantêm-se sem energia, quase 50 mil no concelho de Leiria
Número de clientes continua a diminuir à medida que decorrem as intervenções que a E-Redes tem no terreno.
Cerca de 167.000 clientes da E-Redes mantinham-se às 12h00 deste domingo sem eletricidade, dos quais 49.900 no concelho de Leiria, devido aos efeitos da depressão Kristin, disse o presidente do conselho de administração da empresa.
"O número absoluto neste momento em Leiria [concelho] de clientes sem eletricidade é 49.900. O dado que eu tenho para o total são cerca de 167 mil clientes, ao meio-dia de hoje", afirmou aos jornalistas José Ferrari Careto, numa conferência de imprensa nos Bombeiros Sapadores de Leiria, onde está instalado o centro de operações do município.
José Ferreira Careto adiantou que o número de clientes continua a diminuir à medida que decorrem as intervenções que a E-Redes tem no terreno.
Este domingo, pelas 08h00, eram cerca de 180 mil os clientes da E-Redes que continuavam sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada da passada quarta-feira.
"Recordo que iniciámos este processo com um pico de desligamento ou de pontos de ligação sem energia de um milhão e dez mil", declarou na conferência de imprensa.
Segundo este responsável, "os 15% e os 20% de pontos de ligação ainda não estão energizados", assumindo que, desde este domingo, o processo de restabelecimento vai "andar necessariamente um pouco mais devagar".
Esta situação deve-se ao facto de que, "do ponto de vista técnico", a empresa iniciou a recuperação pelas redes de alta e média tensão, sendo que agora vamos "acabar a média tensão e iniciar a baixa tensão".
"E à medida que vamos fazendo reparações, vamos energizando um número menor de clientes por cada reparação que fazemos", esclareceu.
Acresce que as reparações a efetuar "são, porventura, também em maior número", referiu, dado que os incidentes, "quer na média tensão, quer na baixa tensão, são também em grande número".
O concelho de Leiria, com 130 mil habitantes distribuídos por 20 freguesias, tem 83 mil clientes da E-Redes.
Os clientes da E-Redes correspondem a pontos de entrega de energia como habitações, empresas ou lojas com ligação elétrica, sendo assim difícil quantificar o número de pessoas que está a ser afetada.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, causou pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No sábado, outros dois homens morreram ao caírem de um telhado que estavam a reparar, um no concelho da Batalha e outro em Alcobaça. Na madrugada de domingo, um homem morreu no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade, que foi prolongada este domingo, após uma reunião do Conselho de Ministros, até dia 08 de fevereiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt