"Cerca de 5 a 6 horas" para repor eletricidade na Grande Lisboa e 2 horas no Porto, avança a REN
Um corte de energia elétrica afetou Portugal Continental e Espanha, esta segunda-feira.
O administrador da REN - Redes Energéticas Nacionais, João Faria Conceição, falou, esta tarde de segunda-feira, devido ao apagão registado em Portugal e Espanha.
Segundo o administrador, ainda não foi possível apontar nenhuma causa em concreto para o apagão registado em Portugal Continental pelas 11h30 desta segunda-feira.
João Faria Conceição explicou que "sensivelmente momentos antes das 11h33, assistimos a uma grande oscilação de tensoes na rede espanhola", numa altura em que o "sistema português estava em momento de importação para obter energia mais barata".
O representante da REN avançou que a zona da Grande Lisboa "vai demorar mais tempo" a recuperar a energia devido à existência de menos centrais elétricas nas proximidades, mas a zona pode ter os consumos prioritários reestabelecidos dentro de 5 ou 6 horas. No Porto, deverá levar cerca de duas horas.
"Espero que nós consigamos ter o sistema totalmente equilibrado durante esta noite", disse aos jornalistas João Faria Conceição, administrador da REN - Redes Energéticas Nacionais.
João Faria Conceição assegura que a REN tem todas as equipas de rede espalhadas pelo País.
Questionado sobre a dependência do sistema português face a energias externas, a REN esclareceu que o sistema português não está dependente de energia externa e que vai buscar eletricidade a Espanha "por uma questão económica".
O administrador da REN afirma que a prioridade neste momento é recuperar a energia em todo o País, "fazer uma avaliação cuidada sobre o que aconteceu e retirar ilações do que pode melhorado e ajustado". Garantiu ainda que "o País vai acordar amanhã com eletrecidade, no que depender da REN", mas resalva que "não é so a REN que conta".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt