Chuva intensa provoca inundações e queda de árvores no norte do País
Proteção Civil alertou para o risco de cheias e inundações face às previsões de chuva forte e persistente.
A "forte" chuva que caiu na cidade de Braga a meio da tarde desta segunda-feira provocou cerca de uma dezena e meia de ocorrências, entre inundações e queda de árvores, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
Segundo a fonte, não há a registar feridos ou danos "de maior". "Tudo ocorrências normais, sem gravidade", acrescentou.
Foram registadas pelo menos cinco quedas de árvores e várias inundações, quer em túneis, provocando alguns constrangimentos na circulação automóvel, quer em habitações.
Imagens partilhadas nas redes sociais mostram ainda a força da chuva e as inundações em Castelo Branco.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o risco de cheias e inundações na Grande Lisboa e Setúbal, assim como no Algarve, face às previsões de chuva forte e persistente a partir desta segunda-feira.
Perspetiva-se vento por vezes forte, em especial nas terras altas do centro e sul, por vezes com rajadas até 80 quilómetros horários.
Já para terça-feira, a previsão da Meteorologia aponta para aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento forte.
Face à situação meteorológica esperada, a ANEPC pede cuidados acrescidos na condução, tendo em conta eventual formação de lençóis de água, bem como a possível queda de árvores.
A outro nível, pede o afastamento da linha de costa e cuidados com eventuais danos em estruturas montadas ou suspensas e atenção aos sistemas de drenagem de esgotos e águas pluviais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt