Coelhos penhorados morrem à fome
Empresa insolvente não tem comida para dar aos animais.
Mau cheiro, moscas, sujidade e centenas de cadáveres de coelhos. A Cunikiwi, empresa de criação de coelhos, de Canelas, Estarreja, transformou-se numa espécie de vala comum onde cinco mil animais estão a morrer à fome, desde a semana passada, depois de terem sido penhorados por uma dívida, com todos os bens da empresa.
"O agente de execução esteve aqui dia 13 e, além de levar as máquinas, penhorou os coelhos. Eu ainda tinha ração, que lhes fui dando, mas depois deixei de os alimentar porque tenho dificuldades económicas. Cerca de 25% já estão mortos e os outros estão doentes", explicou ao CM José Moreira, proprietário da empresa.
"Eu alertei todas as entidades, desde a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) à Câmara Municipal, e também fui ao tribunal dizer que isto era uma questão de saúde pública, mas nada me foi dito", acrescentou.
Os coelhos, sem ração, estão fechados em gaiolas. "É impressionante, vim oferecer ração porque se ouvem os animais a pedir comida, é urgente retirar daqui os coelhos", contou ao CM Eugénia Pereira, voluntária.
Contactado pelo CM, o Ministério da Agricultura garantiu que a DGAV teve conhecimento da situação ontem e que vai providenciar a ração para os animais, assim como meios de remoção dos coelhos mortos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt