Condução de trotinetas obriga a saber regras de trânsito

É proibido o uso de veículos fora das ciclovias e das ruas. Há, contudo, muitos condutores que insistem em colocar vidas em perigo.

03 de fevereiro de 2020 às 10:01
Formação realizada pelo Automóvel Club de Portugal, em Lisboa, visa sensibilizar os condutores para os riscos de uma condução sem capacete e para o não conhecimento das regras de trânsito Foto: Direitos Reservados
Partilhar

As trotinetas ganham um número crescente de utilizadores. E de Norte a Sul, em cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Almada, Gaia, ou Figueira da Foz, estão criadas as condições para o uso deste veículo ligeiro amigo do ambiente. A utilização só é permitida a maiores de 18 anos e implica conhecer as regras de trânsito.

As trotinetas têm de ter iluminação e refletores e não podem ultrapassar uma velocidade de 25 quilómetros por hora. A exemplo das bicicletas não podem circular nos passeios, só sendo possível nas ciclovias e nas ruas.

Pub

A condução não pode coincidir com o uso de telemóvel ou de auriculares. E as mãos terão de estar sempre no guiador. É recomendável para a segurança do condutor o uso do capacete, mas este não é obrigatório. Recorde-se que o Código da Estrada obriga ao uso do capacete em velocípedes com motor auxiliar, no caso, bicicletas e trotinetas elétricas. Contudo, uma instrução técnica da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR), em dezembro de 2018, tornou opcional o uso de capacete nas trotinetas.

Não é permitido conduzir sob o efeito do álcool, bem como não é permitida uma condução exibicionista, como o levantar da roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação. Só é permitida a circulação de um pessoa por trotineta.

Pub

O não cumprimento das regras implica a aplicação de multas a condutores e empresas que disponibilizam as trotinetas.

Nos primeiros seis meses do ano passado, só em multas, a câmara de Lisboa cobrou cerca de 17 mil euros às operadoras. A fiscalização está entregue à PSP, Polícia Municipal e EMEL.

Custo é de 15 cêntimos por cada minuto

Pub

Autonomia atinge os 30 quilómetros

SAIBA MAIS

13

Pub

mil viagens são diariamente realizadas em Lisboa com trotinetas. A maior parte dos utilizadores recorre a este veículo para deslocações curtas, de cerca de dez minutos, entre a casa e o trabalho ou a universidade.

Removidas dos passeios

No primeiro semestre de 2019, foram removidos 1820 veículos de Lisboa por estarem mal estacionados. A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, disse que as trotinetas estacionadas nos passeios "condicionam seriamente a vida das pessoas com deficiência".

Pub

Multas a doer

A freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, adotou em julho coimas por estacionamento incorreto, entre os 60 e os 300 euros. Nos primeiros seis meses de 2019, de Norte a Sul houve 31 infrações por consumo de álcool. Multa vai de 125 a 1250 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar