Confirmada segunda ninhada de linces em Mértola
Fêmea Lagunilla é a segunda a reproduzir-se em meio selvagem.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta confirmou esta quinta-feira a existência de uma segunda ninhada de linces na região de Mértola, duas semanas depois identificada uma primeira fêmea com filhotes em meio selvagem.
Desta vez a mãe é Lagunilla, uma fêmea com dois anos proveniente do Centro de Reprodução de Zarza da Granadilla em Espanha, que foi libertada a 11 de maio de 2015 na Herdade das Romeiras no âmbito do Projeto "Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico"
"No início de 2016, a monitorização dos animais por foto-armadilhagem indicou que esta fêmea tinha entrado em cio, sendo frequentemente detetada com o macho Luso. A gestação acabou por ser confirmada, através de vários vídeos, onde era notório o aumento da dimensão do seu abdómen. O parto terá ocorrido entre 2 e 8 de março deste ano e a 12 de maio os técnicos do ICNF conseguiram observar e fotografar duas crias que terão cerca de 2 meses admitindo-se a existência de uma terceira", explica em comunicado o ICNF.
O território onde Lagunilla se instalou revela uma alta densidade de coelho bravo, e existem também muitas oliveiras centenárias que podem ser usadas como tocas para manter as crias durante o período de amamentação.
A equipa do ICNF batizou uma das crias com o nome "Nosso". O ICNF sublinha que "a existência de fêmeas reprodutoras é o mais significativo indicador da saúde de uma população e um facto que sustenta o potencial sucesso do processo de reintrodução iniciado".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt