Confraria das Tripas com novos membros

Entronização decorre este sábado.

16 de outubro de 2015 às 12:12
Fernanda Pinto da Costa, Porto, entronização Foto: Luís Vieira
Partilhar

A Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto entroniza este sábado 22 novos confrades, cerimónia que este ano tem um sabor especial por se comemorarem os 600 anos da conquista de Ceuta.

O arquiteto Souto Moura e Fernanda Pinto da Costa, mulher do presidente do FC Porto, estão entre as pessoas que serão entronizadas, de acordo informações da confraria.

Pub

A cerimónia terá lugar na Sala das Assembleias do Palácio da Bolsa e os confrades acabados de entronizar "têm de provar um pratinho de tripas, jurando defendê-las", realçou à agência Lusa o vice-presidente da confraria, António Montenegro. O passo seguinte é o já habitual cortejo solene até à estátua do Infante D. Henrique, erigida na praça homónima situada diante daquele edifício. Junto ao monumento haverá ainda fogo-de-artifício e um concerto.

Na lista de membros da confraria encontram-se nomes como Rui Moreira, Jorge Nuno Pinto da Costa, Manuel Pizarro, Maria de Belém, Daniel Serrão, Belmiro de Azevedo, Rui Reininho, Valente de Oliveira, Almeida Santos, Rui Rio ou Rui Nabeiro.

Pub

As Tripas à Moda do Porto são feitas com dobrada de vitela, feijão, galinha, enchidos e especiarias, como cravinho, pimenta preta e branca, louro e cominhos. Estes são os ingredientes, que depois a perícia de alguns cozinheiros transforma numa iguaria que disputa com a francesinha o título de símbolo maior da gastronomia do Porto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar