Cresce em Portugal a presença de mosquitos transmissores de dengue

Em menos de um mês mosquito-tigre confirmado na Covilhã, Condeixa-a-Nova e Vila Verde.

16 de outubro de 2025 às 01:30
Mosquito transmissor do dengue detetado em Portugal desde 2017 Foto: DR
Partilhar

Portugal regista uma presença crescente de mosquitos transmissores de dengue em vários pontos do território.

Em menos de um mês, há registos do mosquito-tigre na Covilhã, Condeixa-a-Nova e Vila Verde. Ainda este ano o mosquito foi identificado no concelho de Pombal, como tinha acontecido em 2024. Recorde-se que também no ano passado foi detetado em Cascais e Lisboa (Benfica).

Pub

Para a professora Carla Sousa, da Unidade de Parasitologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, "era previsível" esta situação, desde que o mosquito "está em estabelecido no Norte e Sul do país".

A investigadora da Universidade Nova de Lisboa considera que há uma disseminação do mosquito Aedes albopictus depois de "casos importados terem surgido em Penafiel, em 2017, e em Loulé, em 2018". Em 2022 viria também  a ser detetado em Mértola.

Carla Sousa considera que é provável que a dispersão do mosquito tenha ocorrido através da deslocação de veículos, ou no transporte de ovos em pequenos recipientes, que inundados com água acabam por eclodir. 

Pub

Nenhum destes mosquitos detetados transportava o agente patogénico capaz de causar doenças como o dengue ou zika.

Diferente foi em janeiro último a situação na Madeira em que foram reportados dois casos de pessoas infetadas com dengue pela Direção Regional de Saúde e pela Autoridade de Saúde Regional. 

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) revela que Portugal (Madeira) é um dos três países com casos de infeção. Os outros dois são França, com 28 casos desde o início do ano e Itália com 4.

Pub

Sublinha o ECDC que o "dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que está a emergir cada vez mais na Europa".

Face a esta evolução, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças implementou uma vigilância semanal sazonal reforçada para monitorizar a ocorrência de casos.

A dengue é uma doença tropical infecciosa causada por vírus. Os sintomas podem incluir: febre de 2 a 7 dias; dor de cabeça; dor muscular e articular; dor em redor ou atrás dos olhos; vómitos; manchas vermelhas na pele; e hemorragias. Os sintomas da dengue surgem, geralmente, entre 4 a 7 dias após a picada do mosquito infetado e duram cerca de 7 dias. No entanto, 1 em cada 4 pessoas não apresentam sintomas, nomeadamente a maioria das crianças, ou apresentam um quadro febril leve.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar