Crise leva pessoas a pedir eutanásia aos animais
Ordem dos Veterinários alerta para o crescente problema da falta de dinheiro para tratamentos e alimentação de animais de estimação.
Há cada vez mais pessoas a pedir a eutanásia para os seus animais, por não possuírem meios financeiros para os tratamentos necessários. O alerta foi feito por representantes dos médicos veterinários portugueses.
Citado pela TSF, o vice-presidente da Ordem dos Veterinários admite que a frequência destes casos está a aumentar. Luís Cruz explicou que os “bons clientes, que faziam tudo pelos seus animais”, dizem agora não ter dinheiro para os tratar.
O presidente da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia fala também num aumento do número de pedidos de abate, mas refere que há alternativas. Os tratamentos podem ser pagos em prestações e há cada vez mais veterinários a contribuir financeiramente para evitar estas mortes.
Alguns dos tratamentos para estes animais podem chegar aos mil ou dois mil euros. De acordo com Jorge Cid, há pessoas que não contêm as lágrimas “quando sabem que o seu animal está com um problema e não conseguem pagar”.
Já a presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal condena a eutanásia em animais. Maria do Céu Sampaio referiu à TSF que a solução para eliminar o fenómeno passa por uma diminuição, ou mesmo eliminação, do IVA nos tratamentos e alimentação para animais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt