Crítico inglês arrasa cozinha portuguesa
Britânico não gostou de restaurante português.
O crítico gastronómico Giles Coren não gosta da cozinha portuguesa e utilizou o seu espaço de opinião no jornal inglês The Times para apelidar a nossa gastronomia de "a pior do mundo".
Coren vai mais longe e garante que é mesmo "a pior de qualquer Nação. Obviamente, a cozinha irlandesa nem lhe dá hipótese", escreveu.
Os duros comentários devem-se a uma visita ao restaurante português "A Taberna do Mercado", em Londres, e já geraram indignação dos portugueses nas redes sociais.
Miguel Rocha Vieira, chef português e jurado do programa Masterchef Portugal respondeu a Giles Coren no Facebook: "Não concordo. Não consigo subscrever. Não consigo compreender. Se há coisa com que nós devemos orgulhar é do mar que temos e da comida que fazemos. Giles Coren, convido-o a vir almoçar comigo um dia destes para conhecer um dos grandes motivos que nos dá orgulho em ser português."
Também o chef Rui Paula se indignou com a "verdadeira afronta à nossa cultura gastronómica, cultural e histórica". Também no Facebook, perguntou de forma retórica aos seus seguidores: "Como é possível fazer considerações generalistas sobre algo, quando só se conhece a ponta do véu?". A partir daí, continuou a acusar o crítico de não respeitar a cultura lusa:
"Para um crítico, os galardões não são carta verde para, despudoradamente, disparar para todos os lados a seu bel-prazer. Certamente, alguém com responsabilidades em limpar o bom nome da cultura de um povo, que acaba de ser enxovalhado, tomará medidas para por este senhor no seu devido lugar: a de um mero cidadão, a emitir uma mera opinião, que vale o que vale perante a dimensão da nossa história", publicou na sua página.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt