D. Virgílio Antunes sai de Coimbra e será o novo arcebispo de Braga
Vai suceder no cargo a D. Jorge Ortiga, que há mais de dois anos pediu a resignação por motivos de idade.
D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, deve ser nomeado ainda este mês pelo Papa Francisco como novo arcebispo de Braga, apurou o Correio da Manhã junto de fonte ligada ao processo. Vai suceder no cargo a D. Jorge Ortiga, que há mais de dois anos pediu a resignação por motivos de idade.
D. Virgílio, que enquanto bispo de Coimbra lidera uma diocese com 268 paróquias, vai passar a ser responsável por uma arquidiocese com mais de 550 paróquias. Além disso, passa a presidir, por inerência, uma das três províncias eclesiásticas do País, que inclui, além de Braga, as dioceses de Aveiro, Bragança-Miranda, Coimbra, Lamego, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
O arcebispo de Braga é considerado a segunda figura mais importante do episcopado português, a seguir ao patriarca de Lisboa. D. Jorge Ortiga deve manter-se na diocese como arcebispo emérito.
PERFIL
Padre aos 24 anos
D. Virgílio Antunes nasceu em S. Mamede, concelho da Batalha, a 22 de setembro de 1961. Foi ordenado padre com 24 anos, em setembro de 1985, e especializou-se em Ciências Bíblicas em Roma e em Jerusalém. Em 2008 foi nomeado pela Conferência Episcopal e pela diocese de Leiria-Fátima reitor do Santuário de Fátima para um mandato de cinco anos. Em abril de 2011, o Papa Bento XVI nomeou-o bispo de Coimbra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt