Papa nomeia o novo bispo de Setúbal

D. José Ornelas Carvalho sucede a D. Gilberto Reis.

24 de agosto de 2015 às 11:44
D. José Ornelas Carvalho Foto: D.R.
Partilhar

O Papa Francisco nomeou esta segunda-feira D. José Ornelas Carvalho, de 61 anos, como novo bispo da Diocese de Setúbal.Nascido na Madeira, o novo bispo sucede a D. Gilberto Reis, que renunciou por motivos de idade aos 75 anos, depois de 17 anos como bispo desta Diocese.

Na sua primeira mensagem, D. José Ornelas Carvalho explica como o Papa alterou o seu percurso. "O Papa Francisco disse-me: ‘Não te imponho, mas peço-te que vás como bispo para Setúbal. Mas irás como missionário. A Europa tem necessidade de redescobrir a sua dimensão missionária’. E aqui estou, para assumir convosco esta missão eclesial", escreve.

Pub

O bispo eleito nasceu a 5 de janeiro de 1954, tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Foi ordenado padre na sua terra natal, a 9 de agosto de 1981. Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.

Na sua Congregação, o novo bispo foi superior da Província Portuguesa, cargo que assumiu a 1 de julho de 2000; foi eleito Superior Geral dos Dehonianos a 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de junho de 2015.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar