Deformidade nos pés causa dor a idosos
Especialistas alertam para necessidade de calçado adequado.
Cada pessoa percorre, em média, 160 mil quilómetros ao longo da vida. Com o avançar dos anos torna-se cada vez mais difícil fazer caminhadas. A par do peso dos anos, os idosos debatem-se com problemas nos ossos, em especial nos pés. A maioria tem joanetes, uma deformação no dedo grande do pé que provoca grandes dores.
O joanete é uma malformação osteoarticular, que provoca o desvio do metatarso, o dedo grande do pé. "As deformidades nos pés podem ser provocadas pelo uso de calçado desajustado ao pé ou a alterações hormonais ocorridas durante a gravidez ou menopausa", afirmou ao CM Manuel Azevedo, presidente da Associação Portuguesa de Podologia. Ter pés planos (pé chato), desvios dos joelhos, modificações da marcha e caminhar com os pés para fora contribuem para a pessoa desenvolver, mais tarde, joanetes.
Palmilhas ou cirurgia com anestesia local
Os joanetes afetam 40 por cento da população portuguesa e as mulheres são as mais castigadas. Numa fase precoce, o tratamento do desvio do dedo é feito com palmilhas personalizadas e calçado ortopédico, que fazem a correção do desvio do dedo. Nos casos mais graves, a solução terapêutica exige a realização de uma cirurgia ao pé, com anestesia local, uma intervenção minimamente invasiva. Não há necessidade de internamento e em pouco tempo a pessoa está a fazer a vida normal.
Quando não são tratados atempadamente, os joanetes evoluem para uma artrose, uma situação clínica mais complicada que causa dor aos pacientes.
Estima-se que os calos ou calosidades sejam a patologia que mais incomoda os pés dos portugueses. A localização de algumas calosidades é determinante para perceber as patologias do apoio do pé e as alterações do caminhar ou da corrida.
Para evitar o agravamento do desvio do dedo, os especialistas aconselham um rastreio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt