Deteção de legionela leva Câmara de Aljezur a fechar temporariamente piscinas
Bactéria em causa propaga-se através da água e pode causar sintomas como febre, tosse ou dificuldades em respirar no caso de infeção em humanos.
As piscinas municipais de Aljezur estão encerradas temporariamente, após ter sido detetada, nas análises de controlo, a bactéria da legionela em chuveiros dos balneários, anunciou esta quinta-feira a câmara municipal local.
"Na sequência de análises de rotina realizadas ao abrigo do plano de controlo analítico da água do município de Aljezur, o laboratório responsável comunicou a deteção de legionela não pneumophila em alguns chuveiros dos balneários das piscinas municipais", anunciou a autarquia.
A deteção da bactéria nas análises levou a Câmara de Aljezur a encerrar as piscinas municipais "temporariamente" para "salvaguardar a saúde pública", justificou o município do distrito de Faro, sem estimar o tempo que o equipamento poderá estar indisponível.
A bactéria em causa propaga-se através da água e pode causar sintomas como febre, tosse ou dificuldades em respirar no caso de infeção em humanos, pelo que foi iniciada a implementação dos "procedimentos previstos na portaria n.º 25/2021, de 29 de janeiro", sublinhou a Câmara de Aljezur.
A portaria n.º 25/2021, de 29 de janeiro, estabelece "a classificação do risco e as medidas mínimas a serem adotadas pelos responsáveis dos equipamentos, redes e sistemas (...) em função da avaliação do risco de contaminação e disseminação da bactéria da legionela que decorra dos resultados analíticos apurados, no âmbito do programa de monitorização e tratamento da água".
O diploma determina que os responsáveis pelos equipamentos ou redes afetadas assegurem "as medidas necessárias para garantir a qualidade da água nos pontos de utilização, minimizando o risco de exposição" à bactéria.
Estas medidas seguem "normas europeias e internacionais", entre as quais os Planos de Segurança da Água da Organização Mundial da Saúde (OMS), pode também ler-se na portaria.
O município referiu ainda que os procedimentos vão ser realizados "em articulação com a Autoridade de Saúde Pública".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt