Detetada bactéria perigosa em queijo de ovelha curado à venda no mercado
Lote analisado pela ASAE continha a bactéria Listeria monocytogenes, especialmente perigosa para idosos, imunodeprimidos, crianças e grávidas.
A Autoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE) alertou, esta terça-feira, para os riscos de saúde no consumo de queijo de ovelha curado que se encontra à venda no mercado português. O produto alimentar em questão trata-se do "Queijo de ovelha curado Serpa DOP", da marca Almocreva.
Segundo a ASAE, após algumas análises ao produto constatou-se que o lote analisado continha a bactéria Listeria monocytogenes, especialmente perigosa para idosos, imunodeprimidos, crianças e grávidas. "A bactéria Listeria monocytogenes é responsável nas pessoas pela doença infeciosa denominada de listeriose. A listeriose invasiva nos seres humanos é rara (cerca de dois mil casos por ano na UE), sendo a causa mais grave de doença de origem alimentar, contando com uma elevada taxa de hospitalização e uma elevada taxa de mortalidade (16 a 30%), em países desenvolvidos", pode ler-se no comunicado da referida entidade.A ASAE procedeu à notificação dos operadores económicos para a retirada imediata do produto no mercado. Foi dado ainda o alerta a todos as pessoas que já o tenham comprado de não o consumirem.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt