DGS alerta para perigos da "Solução Mineral Milagre"
A Direção Geral da Saúde (DGS) alertou esta sexta-feira os consumidores para os perigos do consumo do produto "Solução Mineral Milagre", à venda na Internet e que é apresentado como "uma descoberta que pode salvar a vida".
Um comunicado conjunto da DGS, ASAE e Direcção de Serviços de Normalização e Segurança Alimentar alerta que esta solução é perigosa para a saúde humana, nomeadamente se dois dos seus compostos (cloritos de sódio e dióxido de cloro) estiverem em contacto com os olhos e a pele.
Por via oral, adianta o documento, os efeitos tóxicos do produto variam segundo a quantidade, mas passam por vómitos, febre, dores epigástricas, torácicas e, algumas vezes, podem provocar mesmo queimaduras graves das mucosas do esófago e do estômago.
A solução é apresentada na Internet como "a resposta à sida, hepatite A, B e C, paludismo, herpes, tuberculose e à maior parte dos cancros e muitas outras doenças graves".
As autoridades públicas francesas, inglesas, australianas e norte-americanas já emitiram alertas semelhantes e a Organização Mundial de Saúde também já manifestou "preocupações" relativamente ao produto "Solução Mineral Milagre".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt