DGS publica orientação para regresso dos ATL. Conheça as regras a aplicar a partir desta segunda-feira
Medidas dizem que todos os profissionais e crianças com idade superior a 10 anos devem usar máscara dentro do estabelecimento.
Os Centros de de Atividades de Tempo Livres (CATL) reabrem portas esta segunda-feira e a DGS emitiu, este domingo um documento de orientação para estes estabelecimentos, onde são comunicadas as regras a seguir.
Em comunicado, a DGS explica que "todos os estabelecimentos que dinamizam atividades de tempos livres têm de estar devidamente preparados para a abordagem de casos suspeitos de COVID-19, assim como para prevenir e minimizar a transmissão desta doença, através da ativação e atualização dos seus Planos de Contingência, que devem incluir, por exemplo, a definição de uma área de isolamento".
Nas medidas de preparação prévia está estabelecido que se assegure instalações sanitárias com água, sabão líquido com dispositivo doseador e toalhetes de papel de uso único, para a promoção das boas práticas de higiene, nomeadamente a higienização das mãos, equipamentos de proteção, tais como máscaras, para todo o pessoal ou dispensador de solução à base de álcool para as pessoas desinfetarem as mãos à entrada e à saída do estabelecimento e salas e espaços de atividades (um por sala).
A DGS estabelece que as crianças e jovens devem ser organizados em grupos e manter esta organização ao longo de todo o período em que permanecem no CATL, sendo que a cada grupo deve ser atribuída uma zona específica do CATL, a ser usada sempre pelo mesmo grupo de crianças.
As bibliotecas e salas de informática, que podem ser partilhadas por várias crianças, devem por isso ter lotação máxima reduzida e devem ser higienizadas e desinfetadas após cada utilização.
Explica a DGS que devem também ser organizados horários e circuitos de forma a evitar o cruzamento entre pessoas, acautelar a higienização das mãos à entrada e à saída dos estabelecimentos e "mantidas as medidas de distanciamento, garantindo a maximização do espaço entre pessoas".
Os CATL devem assegurar que as crianças e jovens "não partilham objetos ou que os mesmos são devidamente desinfetados entre utilizações" e que as medidas de distanciamento e higiene devem manter-se no período das refeições (lugares marcados com distanciamento entre 1,5 e 2 metros, higiene das mãos e superfícies).
Nas atividades exteriores ao CATL, passeios e excursões, por exemplo, a DGS estabelece que as regras de "distanciamento físico" higiene regular das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara devem manter-se.
Todos os profissionais e crianças com idade superior a 10 anos devem usar máscara dentro do estabelecimento, diz a DGS no documento.
Quanto ao transporte, diz o documento com as regras definidas pela DGS que, "sempre que possível, deve ser privilegiado o transporte individual das crianças pelos encarregados de educação ou pessoa por eles designada".
De recordar que esta segunda-feira está prevista apenas a abertura dos estabelecimentos de ATL que não estão integrados em estabelecimentos escolares. Os que estão, só têm data de reabertura prevista para dia 26 de junho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt