Difamar Igreja custa 11 mil €
Condenado a pena de multa por denunciar alegados escândalos.
No blogue intitulado Os Podres da Diocese de Viana do Castelo, Marco Ribeiro, 25 anos, denunciou, durante largos meses, alegados escândalos financeiros, orgias entre padres e casos de homossexualidade entre membros do clero.
Esta terça-feira, o ex-seminarista foi condenado a pagar 11 680 euros: 3480 de uma multa por oito crimes de difamação agravada e dois de devassa da vida privada e 8200 euros de indemnização a cinco padres e ao bispo de Viana, D. Anacleto Oliveira.
Na publicação na internet, o arguido, que está emigrado no Canadá onde trabalha como promotor imobiliário, publicou fotografias dos padres da diocese e até do bispo – o qual apelidou de ‘cabeçudo-mor’ e de ‘Lúcifer’.
D. Anacleto aparece mesmo numa fotomontagem com uma barriga de grávida. Na legenda, Marco Ribeiro escreveu que o bispo era "hermafrodita" e tinha "emprenhado pelo ouvido". O caso remonta a 2012 e no blogue foram ainda publicados dados pessoais e profissionais dos padres, do bispo e de uma funcionária da diocese. A defesa do blogger vai recorrer.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt