Doentes urgentes esperam seis horas no Amadora-Sintra
Tempo recomendado para pacientes com pulseira amarela é de 60 minutos
A urgência geral do Hospital Amadora-Sintra voltou a ter na manhã desta segunda-feira uma situação complicada em relação aos tempos de espera dos doentes para a triagem. Pelas sete da manhã o tempo era de 6h15m quando o recomendado para os doentes com pulseira amarela é de 60 minutos.
O elevado tempo de espera indicado pelo portal do Serviço Nacional de Saúde ocorreu depois de um fim de semana caótico em que na madrugada de domingo os doentes chegaram a aguardar 23 horas.
"A situação tem vindo a regularizar-se", avançou ao CM fonte do hospital depois de pelas 16h00 o tempo de espera para a pulseira amarela ter sido de três horas e 13 minutos, quando estavam na urgência geral 71 doentes, dos quais 32 com esta pulseira. Complicada também a situação para oito doentes com pulseira laranja, com um tempo médio de 58 minutos, quando o recomendado é de 10 minutos.
A mesma fonte acrescentou que domingo cerca de 400 pessoas recorreram às urgências do Amadora-Sintra.
No início do ano, a Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra integrou o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", para reduzir a sobrecarga dos serviços de urgência, promovendo o contacto prévio com a Linha SNS24. Na altura, 55% dos atendimentos nas urgências eram não urgentes ou pouco urgentes, o que sobrecarrega o funcionamento desse serviço.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt