Só duas novas docentes neste ano letivo

Este ano só duas professoras em todo o País começam a dar aulas pela primeira vez.

04 de setembro de 2015 às 14:40
educação Foto: nuno andré ferreira/Lusa
Partilhar

Docentes têm razões para estar revoltados?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Docentes têm razões para estar revoltados?

Foram colocadas nos agrupamentos de Alcochete e Loures as duas únicas professoras do País que este ano começam a dar aulas pela primeira vez nas escolas públicas. São docentes de Inglês de 1º ciclo e de Espanhol e ficaram com horários de 8 horas/semana.

Pub

"Nunca pensei que fosse colocado alguém com zero dias de serviço. Conseguiram-no duas professoras, uma num grupo novo e outra no de Espanhol, que tem algumas carências, e só em horários incompletos", afirmou ao CM Arlindo Ferreira, docente especialista em concursos que revelou a situação no seu blog. Depois de em 2014 se terem aposentado 1400 docentes, o facto de entrarem para a profissão só duas docentes saídas dos bancos das faculdades mostra que a renovação da classe não está a acontecer.

Formam-se por ano um milhar de professores, mas não conseguem exercer, o que aliás explica a sucessiva redução de vagas nos cursos de ensino. Dos 3782 professores a contrato que foram colocados no final de agosto, o tempo médio de serviço é de 13 anos. E na Bolsa de Contratação dificilmente serão colocados mais estreantes, diz Arlindo Ferreira.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar