Quatro mil pessoas à espera de tratamento preventivo contra o vírus VIH em Portugal
Presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida apela para a realização de consultas preventivas.
A presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida, Maria Eugénia Saraiva, classifica a autorização nos Estados Unidos de uma dose dupla de injeções como tratamento preventivo do vírus VIH como "uma possível nova era na prevenção", mas chama a atenção que o Yeztugo foi aprovado nos EUA, não está disponível em Portugal. "O que temos é o tratamento PrEP, com a toma de um comprimido diário. A Liga e outras instituições como a Abraço ou o GAT Portugal aguardam pela realização de consultas de prevenção para o tratamento PrEP. E só a Liga tem uma lista de 200 pessoas à espera para a consulta", refere.
A responsável admite que possa existir um potencial de quatro mil pessoas à espera destes medicamentos. Esclarece ainda que "são pessoas que não contraíram o vírus mas que estão mais vulneráveis à exposição do vírus", ao que acrescentou: "Este tratamento protege do VIH, mas há outras doenças sexualmente transmissveis cuja proteção só é feita pelo preservativo".
O atraso para a realização de consultas comunitárias é explicado, "possivelmente por terem existido dois Governos num curto período de tempo".
Sobre a realidade da sida em Portugal, a presidente da Liga sublinha que há "pessoas que chegam ao hospital numa fase já muito avançada em que não é só de infeção por VIH, mas já de doença sida".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt