"Pedimos que haja cuidado com a utilização de geradores": E-Redes e autarquia de Leiria realizam conferência de imprensa
Na próxima madrugada uma nova tempestade vai entrar pela Grande Lisboa com chuva forte. A E-Redes não tem previsão do restabelecimento total de energia na região afetada.
A E-Redes e a Câmara Municipal de Leiria realizaram este domingo uma conferência de imprensa para analisar a situação de calamidade e medidas de prevenção para os próximos dias.
Luís Lopes, vereador de Leiria, referiu que durante a madrugada estiveram no terreno 670 operacionais com três pelotões do exército. "Vamos focar-nos na estabilização de todo o território, nomeadamente a recolha de árvores e desobstruir cursos de água", disse.
O vereador da Câmara de Leiria lamentou ainda as mortes que decorreram das ações de recuperação do património. "Pedimos que haja muito cuidado com a utilização de geradores", aconselhou, informando ainda que há "um elevado número de afluência de urgências no hospital".
Já o presidente do conselho de administração da E-Redes, José Ferrari Careto, garante que até ao momento há 167 mil pontos de ligação sem energia. "Daqui para a frente vamos andar mais devagar. [...] Houve muitas subestações que ficaram isoladas nomeadamente por queda de torres de alta tensão [...] há apenas dois concelhos afetados neste nível, Leiria e Pombal", asseverou.
E-Redes sem previsão de restabelecimento total de energia na região afetada
José Ferrari Careto, afirmou hoje não haver previsibilidade sobre quando vai ser possível ter o restabelecimento total de energia elétrica à região afetada pela depressão Kristin.
"Eu esclareço que não consigo, neste momento ter previsibilidade sobre a data em que toda a gente vai ter energia no perímetro desta intempérie. É a resposta mais séria e a resposta mais honesta que eu tenho para dar neste momento", declarou José Ferrari Careto.
"Mas não consigo dizer mais do que isto, neste momento, sob prejuízo de estar a criar falsas expetativas e de estar a faltar à verdade", adiantou.
Na próxima madrugada uma nova tempestade vai entrar pela Grande Lisboa com chuva forte.
Recorde-se que já morreram nove pessoas na sequência da passagem da depressão Kristin. Neste fim de semana, duas pessoas morreram no sábado por quedas durante reparações em telhados. Um homem morreu, na madrugada deste domingo, por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt