“É rezar para que a água não suba mais. É a segunda vez esta semana”: João vive em Leiria numa casa isolada pelas cheias
João Guarda tentou controlar o nível da água com um tronco.
João Guarda usa um tronco de uma árvore que o rio Lena atirou para a estrada, na Ponte das Mestras, em Leiria, para controlar o nível da água: “Em duas horas, desceu cinco centímetros, não é muito, esta água ainda vai demorar a escoar”, disse esta sexta-feira ao CM, adiantando que esta é a segunda inundação na última semana.
“Desta vez a água subiu mais, o que ficou em cima de mesas e cadeiras também ficou destruído, o pouco que salvámos da primeira vez, agora foi-se”, explicou o jovem, que ainda não tem eletricidade em casa.
Usam velas para enfrentar a escuridão e “um rádio a pilhas para ouvir as notícias. Depois do jantar, jogamos uns jogos de tabuleiro, depois vamos dormir e rezar para que a água não suba mais”, contou ao CM. Foram retirados 21 moradores e duas dezenas de cabras e ovelhas, mas houve alguns que recusaram sair, ficando isolados dentro da própria casa, como a família de João Guarda.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt