Elevadores avariados afetam centenas de moradores em Lisboa

Gebalis admite "total compreensão pelo transtorno" e promete avançar com reparação até dia 10, dois dias antes das eleições autárquicas.

07 de outubro de 2025 às 01:30
Elevadores avariados afetam moradores Foto: Direitos Reservados
Muitos moradores idosos ficam retidos em casa Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Centenas de moradores em prédios da Gebalis na Av. Mouzinho de Albuquerque, em Lisboa, estão sem elevador praticamente desde o início do ano. “O nosso, se funcionou duas semanas desde janeiro já foi muito”, disse ao CM Paulo Santos, explicando que o elevador serve o prédio onde mora e outro ao lado, ambos com sete andares. “Há muitas pessoas idosas que ficam presas em casa porque o elevador não está a funcionar. Tenho uma vizinha idosa que faz hemodiálise e que passa um sofrimento cada vez que tem de ir fazer tratamento”, afirmou.

Segundo este morador, o elevador é “muito antigo” e, mesmo quando é reparado, volta rapidamente a avariar. “Às vezes é porque falta uma peça, depois é porque a empresa que faz a manutenção mudou, há sempre desculpas”, disse.

Pub

Questionada pelo CM, a empresa municipal de habitação mostrou “total compreensão pelo transtorno e impacto que as avarias nos elevadores situados na Av. Mouzinho de Albuquerque, nº71, estão a causar aos moradores, em particular aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida”. A Gebalis garante que “na Av. Mouzinho de Albuquerque estão agendadas reparações para quatro dos elevadores até ao dia 10 de outubro”, dois dias antes das eleições autárquicas.

“Esta intervenção será complementada por intervenções nas coberturas das casas das máquinas e nas portas dos passadiços para os núcleos dos elevadores, uma vez que as avarias estão maioritariamente relacionadas com infiltrações originadas nestes dois locais”. A Gebalis assegura ainda que o investimento na manutenção dos elevadores quase duplicou entre 2022 e 2025 para 13,5 milhões face a 2018/2021. Um valor que pelos vistos não garante que os equipamentos funcionem de forma regular.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar