EMEL quer fim de estacionamento grátis para carros elétricos
Preço das tarifas gerais também será revisto, segundo plano de atividades e orçamento para 2026-2029.
A EMEL poderá acabar com o estacionamento gratuito e ilimitado para carros elétricos em Lisboa, que vigora desde 2013, no âmbito do novo plano de atividades e orçamento para 2026-2029, segundo noticiou o Público. De acordo com a empresa municipal, em novembro já havia 40 479 dísticos verdes ativos para carros elétricos, um número considerado excessivo e que põe em causa as receitas.
Dessas viaturas elétricas, 62% são oriundas de outros concelhos da área metropolitana, pelo que a medida está a incentivar o uso de transporte individual, considera a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa. O objetivo é garantir que existam sempre cerca de 15% de lugares livres por arruamento.
Os proprietários de veículos elétricos pagam 12 euros anuais para obter o dístico verde e podem estacionar sem pagar, no âmbito de medidas de proteção ambiental. Serão também revistos os preços, que atualmente variam entre 0,80 cêntimos por hora nas zonas verdes e 2 euros por hora nas castanhas, devendo haver uma harmonização com as tarifas de parques fechados da EMEL.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt