Enfermeira mostra marcas de um "turno caótico" no hospital Amadora-Sintra

Diana Burlacu Mendes lembra os doentes que trata todos os dias: "A maioria vai dar o último suspiro comigo". 

08 de janeiro de 2021 às 13:33
Coronavírus, coronavírus fadiga, fadiga, coronavírus xx Foto: Getty Images
Partilhar

"Isto é um braço depois de um turno caótico num fato de astronauta", começa por dizer Diana Burlacu Mendes, a enfermeira no Hospital Amadora-Sintra e autora do blog "Pedaços da Minha Vida". A enfermeira partilhou uma fotografia do braço, com marcas, após o turno e acrescentou: "É o braço de quem, mais um vez, está exausta, sem paciência, com mazelas (possivelmente irreversíveis) físicas e psicologicas. Isto é o braço de quem não tem mais forças para levar o mundo às costas".

Diana Burlacu Mendes ironizou e agradeceu a todos os que não seguem as medidas de segurança, que "preferem festas em vez de cautela" e que mantêm o contacto social e lembra que agradece por todos os doentes que trata todos os dias: "Eles estão todos comigo. Muitos deles já não têm força para vos agradecer. A maioria vai dar o último suspiro comigo". A enfermeira promete, por todos os profissionais de saúde que se vão manter a lutar, mas lembra a dificuldade que enfrentam juntos: "Nós cá estaremos, poucos, cada vez menos, mas aguentaremos este barco em chamas, até o último de nós cair". 

Pub

Diana utiliza o blog, um espaço que criou para partilhar os momentos que considera mais relevantes, para durante a pandemia da Covid-19 partilhar a sua experiência enquanto profissional de saúde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar