Enfermeiros marcam protesto contra fecho da Neonatologia na Estefânia
Concentração no sábado à tarde à porta do hospital. Petição pública contra encerramento supera as 11 mil assinaturas e pode ser discutida em plenário na Assembleia da República.
A equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, convocou uma concentração para o próximo sábado, entre as 14h00 e as 17h00, contra o encerramento deste serviço. “Iremos realizar uma concentração no exterior do hospital junto ao portão principal, com o intuito de demonstrar a nossa insatisfação e indignação perante esta decisão”, pode ler-se numa mensagem dirigida aos restantes profissionais, utentes e população em geral.
Tal como o CM noticiou na terça-feira, devido à falta de médicos, a Unidade Local de Saúde (ULS) de S. José prepara o fecho da UCIN e a transferência dos profissionais para a unidade de Neonatologia da Maternidade Alfredo da Costa. Em reação à notícia, a ULS de S. José confirmou a intenção de concentrar a Neonatologia “num só polo”, a ministra da Saúde admitiu haver um “projeto” nesse sentido, e o coordenador da Neonatologia na ULS, Daniel Virella, assumiu ao Expresso que “a resposta aos prematuros passará a ser assegurada na MAC”. Inicialmente foi admitida a transferência dos bebés em tratamento no Hospital Dona Estefânia para o Hospital de Santa Maria, intenção que foi entretanto abandonada, segundo apurámos.
Foi também lançada uma petição pública contra o encerramento da UCIN do Dona Estefânia, que desde quarta-feira já recolheu mais de 11 mil assinaturas, superando assim as 10 mil necessárias para ser discutida em plenário na Assembleia da República.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt