Esgotos causam prejuízo e fecham centro educativo

Inundação em centro educativo de Odivelas. Empresa municipal propõe 17 mil euros, mas lesada pede mais de 70 mil euros.

08 de novembro de 2025 às 01:30
Esgotos causam prejuízo no clube educativo e criativo Foto: Direitos reservados
Partilhar

A primeira inundação no clube educativo e criativo para crianças e famílias, o 'The Koalá Club', aconteceu em setembro do ano passado, devido aos esgotos dos serviços municipais de Odivelas. “Quando cheguei estava a polícia e os bombeiros que, imediatamente, me disseram que o problema não tinha nada a ver connosco, mas sim com os SIMAR”, conta Carolina Salvaterra, proprietária do clube.

A água suja, com mau cheiro, atingiu os 20 centímetros de altura e destruiu portas e material educativo. “Eles resolveram o problema na rua temporariamente, mas não tiraram a água de dentro do espaço. Disseram que tínhamos de avançar com a limpeza e que, depois, nos indemnizavam”, acrescenta. Passado um mês, o espaço volta a sofrer uma nova inundação. “Foi pior ainda! A água provocou vários curto-circuitos, as nossas portas de madeira ficaram inchadas. Foi um período crítico”, recordou.

Pub

Até aos dias de hoje ainda não houve indemnização para ninguém. Ao Correio da Manhã, a câmara de Odivelas refere que "a indemnização proposta foi de mais de 17 mil euros, encontrando-se ainda o processo em aberto apenas por falta de aceitação formal da sociedade lesada". Carolina garante que "os 17 mil euros não cobrem os danos que eles provocaram". "É um valor irrisório face àquilo que nos aconteceu”, sublinhou a proprietária do centro educativo que pede mais de 70 mil euros. Devido a esta situação o espaço fechou portas. Carolina está agora a reconstruir um novo espaço, em Braço de Prata, Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar