Espiral de luz que surpreendeu os portugueses associada a lançamento de satélite pela empresa SpaceX

Iluminação pode ser resultado de libertação de combustível no espaço.

25 de março de 2025 às 19:40
Espiral de luz Foto: "X"
Partilhar

Os portugueses foram, esta segunda-feira à noite, pelas 20h02, surpreendidos pela presença nos céus de uma espiral de luz. O fenómeno foi também avistado a partir de outros países da Europa como a Bélgica, Reino Unido, Croácia e França.

O clarão foi, contudo, já explicado pelos especialistas. O presidente do Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais (CIFA), Vítor Moreira, disse ao CM que “o foco de luz resulta da libertação de combustível por um foguetão que colocou um satélite em órbita”. “O fenómeno não é inédito”, adiantou.

Pub

Também a plataforma de observação do espaço, ‘LeedsLive’, divulgou que o brilho terá resultado do lançamento de um satélite pela empresa SpaceX, que pertence ao milionário sul-africano Elon Musk.

O foguetão Falcon 9 descolou pelas 17h50. Já no espaço libertou uma parte que transportou o satélite para a órbita correta. Depois de libertado o satélite foi ejetado combustível que após ficar congelado criou, então, o movimento em espiral, que foi visível na Terra.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar