"Está sob vigilância": Graça Freitas diz que foi detetado um caso de HMPV em Portugal
Ex-Diretora-geral da Saúde descartou a hipótese do vírus poder causar uma pandemia como a Covid-19. Diz estar mais preocupada com a Gripe das Aves.
Graça Freitas referiu, esta segunda-feira, que o HMPV, vírus que está a deixar a China em alerta, já chegou a Portugal e "está sob vigilância". Em entrevista ao NOW, a ex-Diretora-geral da Saúde disse que o Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge detetou um caso desta doença no país.
A antiga responsável descartou a hipótese do HMPV poder causar uma pandemia como a Covid-19, uma vez que é uma doença que já é conhecida e que as autoridades de saúde estão habituadas a lidar. "É um vírus que está particularmente ativo na China. Já no ano passado esteve. Está a ser monitorizado, mas não aparenta ter um padrão diferente ao habitual", explica.
O metapneumovirus humano, ou HMPV, é um vírus respiratório que causa sintomas semelhantes aos de uma gripe. Embora a doença seja tipicamente branda, pode levar a complicações graves, como pneumonia, particularmente em bebés, idosos e pessoas com sistemas imunológicos mais fracos.
Para Graça Freitas, o surgimento de casos de Gripe das Aves em Portugal é uma situação muito mais alarmante. "Preocupa-me muito", conta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt