Évora regista aumento de turistas
Na ordem dos 20%.
A cidade de Évora, cujo centro histórico é Património da Humanidade pela UNESCO, atrai cada vez mais turistas, estimando um crescimento de 20% nas dormidas este ano, após viver o melhor ano turístico de sempre em 2014.
A estimativa foi feita à agência Lusa pelo presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, com base nos dados do posto de turismo e do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre as dormidas no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.
"O aumento [das dormidas] no Alentejo situou-se nos 33%. Évora representa um quarto do Alentejo e, por isso, é que, sendo prudentes, temos falado do aumento, no mínimo, de 20%, mas admitimos que o valor seja provavelmente mais alto", referiu.
O autarca indicou que o Alentejo "passou de 96 mil ou 97 mil hóspedes", no primeiro trimestre de 2014, para "130 mil", no mesmo período deste ano, e que "a projeção destes números para Évora" resulta num "aumento que, seguramente, será bastante superior a 20%".
Carlos Pinto de Sá assinalou que "os dados oficiais que existem do INE falam essencialmente do Alentejo e não tanto de Évora", mas realçou que, em termos turísticos, "pelo histórico" que existe, o peso da cidade para a região "é de mais um quarto".
Segundo o presidente da Câmara de Évora, a subida de 20% no número de dormidas segue-se ao "melhor ano turístico de sempre", registado em 2014 pelo município, apesar de "os dados concretos ainda não terem sido disponibilizados pelo INE".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt